Educação Infantil

O material voltado para educação infantil pretende ser a base educacional do aluno. Dessa forma, parte-se de uma proposta sócio-interacionista com a aplicação de atividades significativas ao educando.

De acordo com cada faixa etária, procura-se despertar a interação entre os alunos com atividades que promovem a participação ativa e desenvolvem a relação interpessoal. Além disso, por meio de diferentes sugestões de atividades desafiadoras que estimulam a pesquisa, criatividade e a curiosidade, contribui-se para o processo de desenvolvimento da autonomia, integrando os vários aspectos do desenvolvimento da criança: físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-linguísticos, e sociais. Possibilitando, ainda, a participação e interação da família com a comunidade escolar e com o educando.

O brincar como forma de expressão da cultura é o eixo do nosso trabalho. As propostas de atividades de registros variadas, como jogos de faz de conta, leitura de imagens e narrativas, brincadeiras, além de estimular o contato com a natureza, desenvolvendo a atenção, a memória, a percepção e a imaginação.

Pedagogia da ação, de acordo com o modo como nos propomos ao usar o termo, tenha a conotação da aprendizagem que é iniciada pela criança que aprende, em vez de lhe ser apenas "passada" ou transmitida. No caso das crianças de Educação Infantil, tem, geralmente um componente sensório - motor - movimento, audição, procura, tato, e manipulação. Tenta construir uma melhor "teoria da realidade e inventar novas combinações de meios e fins", para que a criança tenha condições de:

Viver emoções;
Refletir;