Ensino Fundamental II

Para as séries finais do ensino fundamental o material didático é composto por atividades que possibilitam ao aluno um posicionamento crítico a partir dos conteúdos trabalhados por meio de pesquisas e problematizações.

O trabalho interativo que promove as relações interpessoais, desenvolve o pensamento lógico-matemático, crítico-reflexivo e a capacidade de expressão.

Organização do Espaço e o Meio Ambiente

É preciso que as crianças sintam-se participantes, num ambiente que tenha sentido para elas, para que possam se engajar na própria aprendizagem. O ambiente deve ser visto como uma oficina de trabalho dos professores e alunos, podendo transformar-se num espaço estimulante, acolhedor de trabalho sério, organizado e alegre. Espaço para atividade das crianças e espaço para grande diversidade de materiais, onde elas aprendem com as próprias ações, que possam movimentar-se e construir, escolher, criar, espalhar, edificar, experimentar, trabalhar com os amigos, trabalhar sozinhas e em pequenos e grandes grupos.